Resenha: Extraordinário

27 de set. de 2018




Hey, hey! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Há um tempo, eu havia trazido a resenha do livro ''Auggie & Eu'', que é uma coletânea de contos da história de Extraordinário do ponto de vista de outros personagens. Comentei que havia lido primeiro a coletânea, e depois o primeiro livro, o original. Hoje, cá estou com a resenha do mesmo.


Título: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Lançamento: 2012
Gênero: Ficção

SINOPSE
''August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.''

A HISTÓRIA
  Auggie Puillman é um garoto que nasceu som uma síndrome genética, e a sua espécie de marca é uma deformidade facial que o menino tem no rosto. Isso, lhe fez passar por inúmeras cirurgias e procedimentos médicos. Auggie sempre passou por esses tipos de problema. Como se não bastasse a saúde, ele ainda tem que lidar com o fato de todos se assustarem quando o veem. Um grande problema de amor próprio. 
  Quando está prestes a ir para o quinto ano, a mãe de Auggie decide que seria uma boa para ele frequentar uma escola de verdade, já que ele sempre estudou em casa, com a mesma sendo sua professora de todas as matérias. Porém, isso será um grande problema para o garoto. Ele passará por muitas experiências novas. Algumas boas, e outras ruins.
  Auggie se redescobrirá e saberá mais sobre sua própria identidade, além de também conhecer o mundo fora de sua casa ou hospitais que costuma frequentar. Lidando com bullying, mas também provando como pode ser alguém capaz de muitas coisas inimagináveis. O menino aprenderá muita coisa, além do conteúdo de escola.

OPINIÃO
  A história é totalmente envolvente e interessante. A narrativa é divertida e a linguagem completamente clara. O livro não é narrado somente por Auggie, mas sim também por outros personagens importantes da história, como Via, que é sua irmã, ou até mesmo pelos seus principais amigos. Podemos sentir muitas coisas pela pele de Auggie e como todo o assunto é muito mais complexo do que se pensa.
  Sobre a trama, ela trata toda essa questão do preconceito contra Auggie e o bullying, sem ser algo clichê. O tema foi tratado de uma maneira fantástica e clara, eu adorei o que R.J. Palacio fez em relação a isso. Tudo é de uma forma direta, e é incrível como você pode ter noção sobre tal de tantas perspectivas diferentes. Enfim, eu amei. Extraordinário é o tipo de livro que todos deveriam conhecer. O livro é tão emocionante quanto o filme, e novamente aquele ponto: nada de clichês. O que posso concluir, é que vale muito a pena ler esta história, e que eu gostei bastante.

AVALIAÇÃO

Nenhum comentário :

Postar um comentário



 
Design e programação: Letícia Persi | Todos os direitos reservados - Copyright © 2017-2018 | VOLTAR AO TOPO