Comentando: Discurso do Método & Lucíola

22 de ago. de 2019




Hey, hey! Tudo bem com vocês? Espero que sim! No post de hoje eu trouxe mais dos nossos ''comentando''. Faço este tipo de post quando vou falar sobre uma série, filme ou livro. É uma espécie de resenha, mas na realidade não é uma resenha, haha! Sei que pode parecer meio confuso, mas ao decorrer do post vocês vão entender. Vou falar sobre dois livros hoje: Discurso do Método e Lucíola. Trarei a sinopse, contarei um pouco sobre o livro e o que achei. Espero que gostem!

DISCURSO DO MÉTODO

Resultado de imagem para o discurso do método

Título: Discurso do Método
Autor: René Descartes
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 96

SINOPSE
''Penso, logo existo. Quem nunca ouviu esta frase? Atualmente nos parece banal, mas, em 1637, quando foi cunhada pela primeira vez, provocou uma revolução. Por isso, hoje, o Discurso do método é considerado o texto fundador da filosofia moderna. O primeiro elogio da razão, escrito em francês vulgar, ao contrário do latim predominante, é um dos textos mais marcantes do pensamento ocidental. Conhecê-lo é compreender os primórdios da época em que vivemos.''

“Pessoas que hesitam constantemente não chegam a lugar nenhum, como se andassem em círculos. Uma decisão uma vez tomada deve ser assumida com firmeza tal como uma hipótese científica que deve ser verificada. Se ela for demonstrada falsa, pelo menos saberemos com certeza que esse caminho não deverá ser novamente trilhado. Ganho sempre haverá, no caso, o reconhecimento do erro.”
- RENÉ DESCARTES

O LIVRO & OPINIÃO
Discurso do Método é um livre interessante. Mesmo tendo uma linguagem não tão comum, não é algo impossível de compreender. Durante a obra, Descartes nos ensina muito sobre o real sentido de aprender unido ao descobrimento da verdade e toda a sua trajetória. É um livro importantíssimo para enriquecer nossa sabedoria interior. Descartes nos traz um método para se pesquisar, analisar e conhecer a verdade. Suas instruções são especialmente voltadas para a ciência. Entretanto, podemos aplica-la sem dúvidas a outros aspectos. 
Além de explicar sobre este método - que vale lembar que Descartes menciona que não quer ensinar, e sim compartilhar -, Descartes conta como chegou a este pensamento, e qual a finalidade do mesmo. É uma obra que fala sobre diversos aspectos voltados para o conheceraprender e reconhecer.

Para quem tiver interesse em ler esta obra, recomendo assistir este vídeo antes para melhor entendimento ao decorrer da leitura.

AVALIAÇÃO

LUCÍOLA


Título: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: Ática
Páginas: 159

SINOPSE
''Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo?
Os costumes da sociedade brasileira do século XIX, pautados pela aparência e pelo preconceito, são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira. Uma narrativa ousada, pungente, que faz refletir sobre a suposta modernidade dos tempos atuais.''

''Pouco lhe importando saber donde vinha e para onde ia esse companheiro de viagem, unira-se a ele para amenizar, durante o tempo que seguissem o mesmo rumo, os incidentes do caminho e a solidão do pouso.''
- JOSÉ DE ALENCAR

O LIVRO & OPINIÃO
O livro Lucíola, lançado como parte de uma coleção pela editora Ática traz além da própria história, um texto ao início como forma de apresentação escrito pela professora da USP, Walnice Nogueira Galvão. A partir da página 133, logo que a história em si se encerra, temos páginas para contar a vida de José de Alencar. Sua infância, família, paixões, intrigas, carreira na advocacia, na política e até mesmo os problemas que logo decorreram para que ocorresse sua morte. É incluído também um resumo bibliográfico, e uma parte para despertar o interesse de outras obras do autor. Logo ao final, temos uma página escrita para contar sobre a obra da capa. Os livros da coleção ''Bom Livro'', possuem cada um uma certa pintura específica estampada em sua capa. 
Como o livro é bem antigo, sua linguagem dificulta um pouco o entendimento, mesmo tendo algumas notas explicativas no rodapé do livro. Sei o quão é importante lermos este tipo de livro para enriquecer nosso vocabulário. Contudo, se você estiver lendo Lucíola simplesmente por querer conhecer a história, terá que ter um dicionário ao seu lado para entender o real contexto de certas frases. O livro em si, é interessante. No entanto, certos momentos parecem como uma montanha russa. Alguns acontecimentos são descritos lentamente e detalhadamente, enquanto outros são descritos de forma tão rápida que você até para e fica ''mas já?!''. Seu enredo é totalmente focado para o romance. Eu sinceramente não curti muito, mas creio que seja pelo fato de eu não gostar muito deste tipo de obra extremamente romântica. Algumas cenas são bem dramáticas, então para ler continuamente este livro, você precisa gostar mesmo de romancistas. Eu já havia lido outras obras de Alencar, como Cinco Minutos e A Viuvinha que me agradaram muitíssimo, especialmente Cinco Minutos. Creio que era um romance mais puro e que ia direto ao ponto, enquanto Lucíola tem muita enrolação e suspense excessivo na história. Acredito que não seja uma das melhores obras de Alencar. 

AVALIAÇÃO 

E aí, gostaram do post de hoje? Espero que sim. Deixem seus comentários e até!

Nenhum comentário :

Postar um comentário



 
Design e programação: Letícia Persi | Todos os direitos reservados - Copyright © 2017-2018 | VOLTAR AO TOPO