Comentando: Política para Não Ser Idiota

30 de out. de 2019




 Hey, hey! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O post de hoje é mais um ''Comentando'', onde hoje trouxe o livro ''Política para Não Ser Idiota''. A leitura foi um pedido do meu professor de Filosofia para aplicação de um questionário, então eu li a obra e gostei bastante! Trago aqui sobre o que se trata, algumas informações, minha opinião, etc. Espero que gostem!


Título: Política para Não Ser Idiota
Autores: Mário Sergio Cortella & Renato Janine Ribeiro
Editora: Papirus 7 Mares
Páginas: 112

SINOPSE
''Devemos conclamar as pessoas a se interessarem pela política do cotidiano ou estaríamos diante de algo novo, um momento de saturação do que já conhecemos e maturação de novas formas de organização social e política? Este livro apresenta um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Além dessas questões, claro, esses pensadores de nossa realidade apontam também algumas ações indispensáveis, como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos. Enfim, um livro indispensável ao exercício diário da cidadania.''

OPINIÃO & O LIVRO
Política para Não Ser Idiota é um livro que as vezes pode apresentar uma difícil interpretação, especialmente para o público jovem. Contudo, tem um conteúdo muito rico. O desenvolvimento se faz através de uma conversa entre os autores. O que mais gostei foram as diversas comparações que Cortella e Renato fazem diante do livro, ao visualizar as participações de hoje em reuniões do condomínio a reuniões na ágora há vários anos atrás. É uma obra que nos traz a reflexão, e logo faz perceber que muitos dos fatos ditos e demonstrados pelos escritores, realmente são verdade. Basta olharmos ao nosso redor. Foi um livro que gostei bastante.

AVALIAÇÃO

Vou deixar abaixo um vídeo que me ajudou bastante na hora de interpretar. É um podcast onde uma jornalista e uma publicitária conversam sobre o livro.


Espero que tenham gostado! Até o próximo post.

Um comentário :



 
Design e programação: Letícia Persi | Todos os direitos reservados - Copyright © 2017-2018 | VOLTAR AO TOPO